Novo extrapesado mantém em posse dos chineses o título de caminhão rodoviário mais potente do mundo; vida útil do novo motor está estimada em 2 milhões de quilômetros
Shacmam apresenta novo caminhão com 840 cv de potência
Data
19/Maio
Ao que tudo indica, a Shacman, montadora pertencente à Shaanxi Automobile Group, não abrirá mão tão cedo do título de caminhão rodoviário mais potente do mundo, produzido em série. Prova disso é o novo extrapesado apresentado ao mercado chinês neste mês de maio.
Em comemoração a expressiva marca de 2 milhões de caminhões produzidos na fábrica localizada na cidade de Xi'an, na província de Shaanxi, a Shacman revelou ao mercado local o novo cavalo mecânico X6000 840, uma evolução do extrapesado X6000 800, apresentado na reta final de 2022 e responsável por destronar o poderoso e consagradíssimo Scania V8 de 770 cavalos de potência.
Apresentado oficialmente ao público no dia 11 de maio, o novo Shacman X6000 840 conta com um motor em linha Weichai WP17H800E68 de 16,6 litros, recalibrado para entregar 840 cavalos de potência e impressionantes 3.750 Nm de torque. O extrapesado também conta com uma transmissão automatizada Fast Gear de 16 velocidades.
Segundo a fabricante chinesa, o poderoso propulsor tem vida útil estimada em 2.000.000 de quilômetros e proporcionará aos transportadores maior disponibilidade e uma significativa economia de combustível, especialmente devido a capacidade de assegurar velocidades médias mais altas.
O inédito extrapesado mais potente do mundo já está configurado para atender a norma de emissões chinesa equivalente ao Euro 6. Além disso, o modelo será ofertado inicialmente apenas com configuração 6x4, atendendo assim as operações com cargas mais pesadas.
Externamente o Shacman X6000 840 mantém o visual imponente da cabine teto alto que traz consigo, linhas arrojadas e futurísticas, defletores de ar e sistema de iluminação em LED. Internamente o destaque fica para o acabamento luxuoso e tecnológico que inclui, as duas cores que compõem o interior (caramelo e preto), bancos em couro, volante multifuncional, painel curvo, botão start stop, freio de mão eletrônico, central multimídia touchscreen e painel de instrumentos totalmente digital.
Apesar de ter sido apresentado oficialmente, o Shacman X6000 840 não teve o preço revelado. Mas agora ficam as seguintes perguntas: Será que o novo extrapesado chinês permanecerá por bastante no trono de caminhão rodoviário mais potente do mundo? As montadoras europeias, especialmente as suecas, tentarão reconquistar o título?