Qual a maior rodovia do Brasil? No Brasil, as Rodovias Federais, conhecidas como BRs, servem para a conectividade e o desenvolvimento do país.
Entre as maiores e mais importantes, destacam-se a Rodovia Transamazônica (BR-230), que atravessa a região Amazônica, e a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), para a ligação entre as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
A BR-101, outra rodovia, percorre a costa brasileira de norte a sul, passando por estados como Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, até o Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, a BR-364 é crucial para o Oeste do Brasil, conectando estados como Mato Grosso e Rondônia.
Essas rodovias servem também para o escoamento de produção agrícola e industrial. Cada uma dessas BRs tem características diferentes, como extensão, relevância regional e desafios de manutenção.
Justamente por isso, no artigo de hoje preparamos um guia completo com as maiores rodovias do Brasil.
1. Rodovia Transamazônica (BR-230)
A Rodovia Transamazônica, com aproximadamente 4.223 km, é uma das rodovias mais longas do Brasil. Ela atravessa a região Amazônica, estendendo-se do estado do Pará até o estado do Amazonas.
Iniciada na década de 1970, a BR-230 foi um projeto ambicioso do governo brasileiro para promover o desenvolvimento e a integração da Amazônia.
Apesar de sua importância estratégica, grande parte da rodovia ainda não é pavimentada, o que representa um desafio logístico significativo, especialmente durante o período chuvoso.
Em 2022, o governo oficializou uma concessão de mais de mil quilômetros, que passam sobre o Pará, para Via Brasil BR-163.
2. Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)
A Rodovia dos Bandeirantes, conhecida por sua excelente qualidade, é uma das principais vias de ligação entre São Paulo e o interior do estado.
Com 173 km, começa na capital paulista e vai até Cordeirópolis, conectando importantes cidades como Jundiaí e Campinas.
A rodovia é administrada pela CCR Autoban desde 1998, sob concessão do governo do Estado de São Paulo.
3. Rodovia Presidente Dutra (BR-116)
A Rodovia Presidente Dutra é uma das mais importantes do Brasil, conectando as duas maiores cidades do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Com 402 km de extensão, a BR-116 foi inaugurada em 1951 e desde então tem sido uma via fundamental para o transporte de cargas e passageiros entre os dois estados.
A Dutra é administrada pela CCR NovaDutra, uma concessão que começou em 1996. A rodovia é conhecida por sua alta densidade de tráfego e importância econômica, sendo uma das principais artérias do corredor econômico do Sudeste. A duração da nova concessão, realizada em 2022, é de 30 anos.
4. Rodovia Fernão Dias (BR-381)
A Rodovia Fernão Dias, com 562 km, liga as cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Inaugurada na década de 1960, a BR-381 é uma das principais rotas para o transporte de mercadorias entre o Sudeste e o Sul do Brasil.
A gestão da Fernão Dias está sob responsabilidade da concessionária Arteris desde 2007, proporcionando melhorias significativas em sua infraestrutura. A rodovia atua para a economia regional, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e industriais.
5. Rodovia Governador Mário Covas (BR-101)
A Rodovia BR-101 é uma das mais extensas e importantes do Brasil, percorrendo cerca de 4.650 km ao longo da costa, desde Touros, no Rio Grande do Norte, até São José do Norte, no Rio Grande do Sul.
Por atravessar uma série de estados brasileiros, desempenha um papel super importante no transporte de cargas e na ligação de importantes centros urbanos e regiões produtivas do país.
Em termos de concessão rodoviária, a BR-101 possui trechos sob gestão de diferentes empresas, dependendo da região.
Por exemplo, no trecho Sul (Palhoça – São José do Norte), a administração fica a cargo da Autopista Litoral Sul, parte do grupo Arteris. Enquanto isso, o trecho entre Palhoça e a divisa de SP/RJ é gerenciado pela Autopista Fluminense.
Essas concessões trouxeram melhorias significativas, como a ampliação de pistas, modernização da infraestrutura e aumento da segurança.
6. Rodovia BR-364
A BR-364 é uma rodovia transversal que se estende por aproximadamente 4.325 km, ligando o estado do Acre, na região Norte, ao estado de São Paulo, no Sudeste do Brasil. Esta rodovia serve para a integração da região Centro-Oeste com o restante do país, principalmente para o escoamento da produção agrícola e pecuária.
Grande parte da BR-364 ainda não é concedida à iniciativa privada, permanecendo sob a administração direta do governo federal. O projeto de concessão foi anunciado no fim de 2023, com poucas informações. A Ecovias do Cerrado é uma das principais responsáveis pela administração de alguns trechos.
7. Rodovia Castelo Branco (SP-280)
A Rodovia Presidente Castelo Branco, mais conhecida como Rodovia Castelo Branco (SP-280), é uma das principais rodovias do estado de São Paulo, conectando a capital paulista ao interior do estado.
Com cerca de 315 km de extensão, ela se estende da capital até Espírito Santo do Turvo, passando por importantes cidades como Barueri, Sorocaba e Tatuí.
A Castelo Branco é administrada pelas concessionárias Viaoeste, Rodovias das Colinas e SPVias. São responsáveis pela manutenção, operação e modernização da via, incluindo serviços de socorro mecânico, atendimento médico de emergência e monitoramento constante.
A rodovia é conhecida pela sua qualidade e por ser uma das principais vias de acesso ao oeste paulista e ao norte do Paraná, desempenhando um papel importante na economia regional.
8. Rodovia Régis Bittencourt (BR-116)
A Rodovia Régis Bittencourt, parte da BR-116, estende-se por aproximadamente 496 km, ligando a cidade de São Paulo a Curitiba, atravessando uma diversidade de paisagens, incluindo trechos urbanos e a exuberante Mata Atlântica.
Devido à sua importância estratégica como corredor de transporte entre o Sudeste e o Sul do país, a rodovia tem um fluxo intenso de veículos e é fundamental para o transporte de cargas e passageiros.
A gestão da Rodovia Régis Bittencourt está sob a responsabilidade da Arteris, uma das principais empresas de concessão rodoviária do Brasil. A concessão, iniciada em 2008, trouxe melhorias significativas para a via, incluindo a ampliação de trechos, manutenção constante e medidas de segurança.
Essas atualizações foram cruciais para reduzir o índice de acidentes e melhorar a fluidez do tráfego na rodovia, conhecida por seus desafios geográficos.
9. Rodovia Transbrasiliana (BR-153)
A Rodovia BR-153, também conhecida como Rodovia Transbrasiliana, é uma das rodovias federais mais extensas do Brasil, com cerca de 3.585 km de extensão.
Ela atravessa o país de norte a sul, conectando Marabá, no Pará, a Aceguá, na fronteira com o Uruguai. A BR-153 é vital para a integração nacional, passando por importantes centros urbanos e regiões agrícolas.
Diversos trechos da BR-153 são administrados sob concessões rodoviárias. Por exemplo, a Triunfo Concebra é responsável por um segmento que abrange os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Essas concessões trouxeram melhorias na infraestrutura, incluindo a duplicação de trechos, construção de viadutos e passarelas, além de oferecer serviços como atendimento médico e mecânico de emergência, contribuindo para a segurança e conforto dos usuários.
10. Rodovia Anhanguera (SP-330)
A Rodovia Anhanguera, oficialmente designada SP-330, é uma das mais importantes rodovias do estado de São Paulo, estendendo-se por aproximadamente 453 km.
Ela liga a capital paulista ao norte do estado, chegando até a cidade de Igarapava, na divisa com Minas Gerais. A Anhanguera é uma via para o escoamento da produção agrícola e industrial do interior de São Paulo para a capital e outros estados.
A gestão da Rodovia Anhanguera está a cargo da concessionária CCR AutoBAn. A concessão trouxe avanços significativos, incluindo a duplicação de pistas, melhorias na sinalização e segurança, além da implementação de pedágios, que são utilizados para financiar a manutenção e operação da rodovia.
A Anhanguera é conhecida por oferecer uma das principais rotas para o tráfego de veículos entre a capital e o interior do estado de São Paulo.
11. Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163)
A Rodovia BR-163, também conhecida como a “Rodovia da Soja”, é uma das principais e mais extensas rodovias do Brasil, com uma extensão total de aproximadamente 3.457 quilômetros.
Ela se estende desde a cidade de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, até Santarém, no Pará, atravessando seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.
A BR-163 desempenha um papel fundamental no transporte de commodities agrícolas, como soja, milho e algodão, do interior do Brasil para os portos do norte, contribuindo significativamente para a economia do país.
Em relação à concessão rodoviária, parte da BR-163 está sob concessão da empresa CCR, uma das maiores operadoras de concessões rodoviárias do Brasil. Com concessão estendida por mais 15 anos em 2024.
Essa concessão envolve trechos da rodovia nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde a CCR é responsável pela manutenção, operação e investimentos em melhorias na infraestrutura.
Em maio de 2023, o MT Par, que passou a ser chamada de Nova Rota do Oeste, sociedade de economia mista do Governo de MT, recebeu o controle acionário da rodovia.
A história da BR-163 remonta aos anos 1960, quando o governo brasileiro decidiu criar uma rodovia que conectasse a região sul do Brasil à região norte, facilitando o escoamento de produtos agrícolas e promovendo o desenvolvimento econômico da Amazônia.
A construção da rodovia foi um desafio, devido às condições geográficas e climáticas adversas de muitas regiões, mas ao longo dos anos, a BR-163 se tornou uma importante via de transporte.
12. Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
A Rodovia Raposo Tavares, também conhecida como SP-270, é uma rodovia estadual localizada no estado de São Paulo, com uma extensão total de aproximadamente 654 quilômetros.
Ela liga a cidade de São Paulo à cidade de Presidente Epitácio, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. A rodovia é uma das principais vias de acesso ao oeste do estado de São Paulo e à região da Alta Sorocabana.
A rodovia recebeu esse nome em homenagem ao bandeirante Antônio Raposo Tavares, um dos desbravadores do interior do Brasil.
A história da SP-270 remonta ao período de intensa expansão rodoviária no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, quando diversas rodovias foram construídas para promover o desenvolvimento e a integração do país.
A Rodovia Raposo Tavares desempenha um papel de peso no transporte de mercadorias e no acesso a diversas cidades do interior paulista, além de ser uma importante rota para o turismo regional.
Atualmente, uma parte da rodovia está concedida para a CCR Via Oeste.
13. Rodovia Washington Luís (BR-040)
A Rodovia BR-040 é uma das principais rodovias federais do Brasil, com uma extensão total de aproximadamente 1.177 quilômetros.
Ela se estende desde a cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, até a cidade de Brasília, no Distrito Federal, passando por diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. A BR-040 desempenha um papel fundamental no transporte de cargas e passageiros entre essas regiões, além de ser uma importante rota turística.
Parte da BR-040 está sob concessão da empresa Invepar, que é responsável pela administração, manutenção e investimentos na infraestrutura da rodovia.
No final de 2023, também foi aprovado um novo edital de concessão com duração de 30 anos e previsão de investimento de R$ 9 bilhões. O objetivo do contrato era substituir a concessionária, visto que a Invepar alegou “prejuízo financeiro” e não cumpriu com o contrato.
A concessão envolve trechos da rodovia nos estados de Minas Gerais e Goiás, e tem o objetivo de melhorar a qualidade da via e oferecer serviços de apoio aos usuários.
A história da BR-040 remonta aos anos 1950, quando a rodovia foi projetada para conectar a capital federal, Brasília, ao Rio de Janeiro, facilitando o acesso entre as duas cidades.
A construção da rodovia foi um marco na integração do interior do país, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões por onde passa. A BR-040 é uma via importante para o escoamento de produtos agrícolas, industriais e turísticos, desempenhando fortes impactos na infraestrutura de transporte do Brasil.
14. Rodovia Fernão Dias (BR-381)
A BR-381 é uma importante rodovia federal do Brasil, conhecida também como “Rodovia da Morte” devido ao seu histórico de acidentes. Ela se estende por aproximadamente 562,1 km, atravessando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A rodovia inicia na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, e termina em São Paulo, na Marginal Tietê.
A BR-381 é fundamental para o transporte de cargas e passageiros, interligando importantes centros urbanos e econômicos. Entre as principais cidades que ela atravessa, destacam-se Belo Horizonte, Governador Valadares e Ipatinga em Minas Gerais, e a região metropolitana de São Paulo.
Historicamente, a BR-381 teve papel no desenvolvimento econômico dos estados por onde passa, especialmente no escoamento de produtos minerais e agrícolas.
No entanto, a rodovia também é conhecida pela precariedade em alguns trechos, contribuindo para o alto índice de acidentes.
No final de 2023, houve um leilão de concessão de trechos da rodovia. Porém, foi adiado por falta de propostas.
A concessão inclui a cobrança de pedágios em determinados trechos, que são utilizados para financiar melhorias e a manutenção da rodovia.
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Fonte: Kartado
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