Ao todo, sete mandados de prisão temporária e nove de busca apreensão foram cumpridos em Campinas e Sumaré. Operação Volvere investiga suspeitos de roubar usando armas de fogo e restringir liberdade das vítimas.
A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Volvere para cumprir sete mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. O objetivo é desarticular um grupo criminoso voltado ao roubo de cargas e caminhões na região. Não há informações de feridos.
Segundo nota divulgada pela instituição às 13h50, os sete alvos foram localizados, incluindo uma mulher. O último mandado de prisão foi cumprido às 13h25 e durante a ação as equipes apreenderam um revólver calibre 38 e diversas munições na residência de um investigado em Sumaré (SP), além de um aparelho que bloqueia sinais no imóvel de um suspeito no Jardim dos Amarais, em Campinas.
A ação teve apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Mais de 80 policiais, entre federais e militares, cumpriram os mandados em Campinas e Sumaré (SP).
Preso chega à delegacia da PF em Campinas — Foto: Wesley Justino/EPTV
Em Campinas, as buscas ocorrem no Jardim Santa Mônica, Vila Esperança, Jardim São Marcos e Campos dos Amarais. Já em Sumaré, os policiais atuam nos jardins Denadai e Morumbi.
De acordo com a polícia, os procurados são especializados em cometer roubos usando arma de fogo e com restrição da liberdade das vítimas. Eles atuariam em uma oficina mecânica que está entre os endereços investigados. A PF informou, inclusive, que as buscas resultaram na apreensão de dispositivos eletrônicos.
As investigações apontam que os caminhões roubados pelo grupo eram desmanchados e as peças enviadas para Minas Gerais, onde seriam vendidas. Entre os presos está um homem, que já estava detido por roubo e recebeu outro mandado por associação criminosa, e uma mulher que seria responsável por transportar os criminosos.
Os agentes ainda tentam localizar mais um acusado. A suspeita é de que os criminosos tenham sido responsáveis por dezenas de roubos, sendo que em pelo menos seis deles existem provas da participação. Ao menos duas pessoas têm registros criminosos por roubo, furto, receptação, desobediência e porte ilegal de arma.
PF prende seis durante operação contra roubo de carga — Foto: Wesley Justino/EPTV
Operação Volvere
Ainda segundo a PF, o nome da operação vem da aplicação em latim do verbo volvere, que remete à “mudança de posição ou de direção”. Isso ocorre em situação de roubo, quando o trajeto de uma viagem e de seu motorista é deliberadamente alterado por terceiros.
A operação é resultado do investimento da Polícia Federal em especialização de um grupo que trabalha em conjunto com outras forças da segurança pública, visando a desarticulação desse tipo de crime nas rodovias brasileiras.
Esse grupo deu início aos trabalhos investigativos em dezembro de 2021 e, desde então, foi responsável por mais de 130 prisões, pela recuperação de veículos roubados no valor aproximado de R$ 7,5 milhões e pela desarticulação de várias organizações criminosas.
Fonte:G1 Campinas
Link da Matéria