Grupo foi localizado pela Polícia Civil depois do crime cometido em Osório, no Litoral Norte
Sete ladrões de cargas foram presos na manhã deste sábado (12) em um sítio no município de Portão, no Vale do Sinos. Horas antes, por volta de 22h de sexta-feira (11), eles roubaram um caminhão estacionado em um posto de combustíveis em Osório, no Litoral Norte, com cerca de 500 pacotes de cigarro.
A Polícia Civil informa que além da carga, avaliada em R$ 3 milhões, o caminhão, um veículo e celulares foram apreendidos. A ação rápida e eficaz, segundo a titular da Delegacia de Roubo de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegada Isadora Galian, só foi possível devido ao trabalho de inteligência após o fato ser comunicado.
Segundo ela, o motorista, que chegou a ser sequestrado pelos criminosos armados, e liberado depois, procurou rapidamente a polícia. Agentes da 2ª Delegacia de Sapucaia do Sul foram alertados e acionaram o Deic. Em parceria com o delegado Gabriel Lourenço, Isadora diz que toda a equipe que conseguiu reunir foi mobilizada.
Com a apuração de todas as informações durante noite e madrugada, e com o uso de tecnologias avançadas, os criminosos foram identificados e localizados. Foi montada uma estratégia de ação e, na manhã deste sábado, o sítio foi invadido. Não houve confronto e todos suspeitos que estavam na propriedade rural foram detidos.
Os presos, segundo apuração inicial, seriam ladrões, responsáveis pelo transporte e futura distribuição dos cigarros. Isadora acredita que o objetivo dos criminosos era repassar para receptadores, a maioria pequenos comerciantes, da Região Metropolitana e Vale do Sinos. O delegado Lourenço diz ainda que há suspeitos sendo investigados. Os nomes dos presos não foram divulgados.
Além da carga e caminhão recuperados, foram apreendidos outros dois caminhões que seriam usados para a distribuição dos produtos. Tanto é que estavam sendo carregados pelos criminosos durante a ação policial. Também foram localizados um carro e diversos celulares. É por meio dos telefones que o Deic apura o envolvimento de mais integrantes da quadrilha e também dos receptadores.
Em dois dias, esta é a segunda ação contra roubo de cargas de cigarro realizada pelo Deic no Estado. Na sexta-feira, em Feliz, no Vale do Caí, a equipe da delegada Isadora prendeu um criminoso que, junto com um comparsa, por roubo pacotes de cigarros em Estância Velha, no Vale do Sinos.
Segundo investigação, o motorista estava dirigindo um furgão e foi abordado pela dupla armada, que estava em outro veículo. Um dos bandidos entrou no furgão e a vítima foi obrigada a dirigir até um local afastado da área central, onde foi feito o transbordo da carga avaliada em R$ 40 mil. O nome do preso não foi divulgado.
Fonte:GZH Segurança
Link da Matéria